Antes ignorada, arquibancada amarela vira principal setor do estádio e traz mais torcida e renda ao Tricolor. Onde 300 pessoas assistiam aos jogos, agora são mais de 5 mil
A forma de assistir jogos no Morumbi mudou nos últimos dois meses.
Antes sempre a última opção do torcedor são-paulino, o setor amarelo da
arquibancada virou prioridade desde que o valor do ingresso passou a ser
R$ 10.
Nesta quinta-feira, contra o Atlético-GO, às 21h (transmissão em tempo real pelo LANCENET!),
não deve ser diferente. Os resultados da iniciativa têm agradado à
diretoria. Tanto que a medida, que seria só até este ano, já está
confirmada para continuar em 2013 (leia mais abaixo).
Público e
renda aumentaram no estádio desde que o setor popular foi lançado, em 5
de agosto, na partida contra o Sport. Nos seis jogos deste Brasileirão
antes do novo preço no setor (o antigo era R$ 30), a média foi de 15.375
pagantes. Nos últimos nove, com a nova medida em vigor, a média é de
23.100. Número próximo ao do Corinthians, dono da melhor média do
torneio.
A arquibancada amarela, que está mudando de cor,
costumava receber menos de 300 pessoas por partida, o que era
equivalente a menos de 3% do público no Morumbi. Agora, o setor chega a
ser responsável por abrigar cerca de 40% da torcida que marca presença.
–
Esse torcedor vem só para incentivar. Esse lado é só benéfico. É o
torcedor que vem com a mulher e os filhos. Se ele tiver quatro crianças
abaixo de sete anos (não pagam ingresso), vem a família toda por R$ 20 –
afirmou Roberto Natel, vice-presidente social do clube e principal
responsável pelo estádio.
Além do novo torcedor que passou a
frequentar o Cícero Pompeu de Toledo, muitos também migraram de setor,
já que o preço está mais acessível na parte popular.
Para o jogo
desta quinta-feira, 13 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente e
a expectativa é de que o público fique em torno dos 20 mil presentes.
Nesta reta final, em que o time não pode vacilar, o Morumbi é
fundamental. Mais de 70% dos pontos conquistados no campeonato foram
dentro de casa. Além disso, os são-paulinos são responsáveis por três
dos cinco melhores públicos do Brasileirão.
Com a palavra, Roberto Natel, vice-presidente social do São Paulo:
"Antes
do setor popular, a arquibancada amarela tinha entre 1% e 3% do público
dos jogos. Com o setor popular, começou a ter cerca de 40%.
A gente fez a mudança e, ao mesmo tempo, o torcedor viu o time cada vez melhor, com mais confiança. As duas coisas atraem.
É
um setor que aumentou nossa renda. Antes, a média ali era de 150 a 300
pessoas por partida. Hoje a gente vê 8 mil a 9 mil pessoas. Tem muita
gente que frequenta esse setor que migrou de um lado para o outro, mas
houve um aumento. O total vinha sendo de 17 mil, hoje vai para 25 mil,
27 mil. O São Paulo quer incentivar esse torcedor."
Paulista-2013 não terá setor popular
A
diretoria são-paulina confirma que os ingressos a R$ 10 para a
arquibancada amarela serão mantidos no ano que vem, mas alerta que a
medida não poderá ser colocada em prática durante o Paulistão, que
define preço mínimo para as entradas.
No Paulistão deste ano, o
preço mínimo de ingressos era de R$ 30. O valor para o ano que vem ainda
não está definido, mas será referendado ainda neste mês, após reunião
do Conselho Arbitral da Federação Paulista de Futebol (FPF), com a
presença dos 20 clubes que participarão do torneio. A tendência é a de
que o valor mínimo deste ano seja mantido para o estadual de 2013.
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