Nação do Maior do Mundo;
Passou de 45 mil o número de ingressos vendidos para a semifinal entre São Paulo e Universidad Catolica.
O número representa um recorde de bilheteria para a Conmebol no ano e
mais uma conquista do torcedor Tricolor em 2013. Para a Conmebol, este
já é o maior público da temporada, contando Libertadores, Recopa e
Sulamericana. Para o Torcedor do Maior do Mundo é mais um recorde batido
no ano. O clube já registra o recorde de bilheteria no Campeonato
Brasileiro, com mais de 62 mil pagantes no jogo diante do Náutico, na
estréia de PH Ganso.
É, sem dúvidas, um tapa na cara daqueles que teimam em menosprezar o
poderio da torcida Tricolor. Contra números não há argumentos, mas tem
gente que insiste em classificar a massa são-paulina como sendo de
elite. O Tricolor ainda pode conquistar a maior média de público do
campeonato nacional, se encher o último jogo do torneio, no Pacaembu.
Isso sem ter conquistado nenhuma taça em quatro anos.
Um dos fatores que mais ajudaram esse crescimento foi a criação dos
setores populares. A arquibancada amarela impulsionou o aumento médio de
publico e modificou o perfil de público Tricolor nos últimos meses,
permitindo a presença de um torcedor que raramente podia vir com
regularidade pagando o preço normal. Segundo os diretores, esse setor
veio para ficar.
Mas nem tudo pode ser comemorado. O clube corre para melhorar o
sistema de vendas, que até então vem prejudicando o torcedor,
principalmente em dias de jogos de grande fluxo de público. As vendas de
meia-entrada pela internet foram suspensas devido a constatação de um
grande número de fraudes pelo sistema. Para se ter uma ideia, a
porcentagem regular de meia-entradas de um evento, seja ele de futebol
ou música, normalmente é de 25%. Nos jogos do São Paulo com meia-entrada
a venda pela internet este número beirava os 55%, prejudicando
sensivelmente a renda. Depois que a venda de meia entrada passou a ser
realizada em postos físicos (com comprovação de documentos) esse número
voltou a ser o de 25%. A medida inibiu os fraudolentos mas também afetou
alguns portadores de carteirinha real. É preciso encontrar uma maneira
de cadastrar os honestos.
Outro problema a ser solucionado é a comercialização dos ingressos
fora do meio eletrônico. Os tótens de venda ainda não foram colocados em
prática pela Total Acesso, conforme prometido no início do ano e o
clube ainda tem dificuldade de conter as grandes filas nas bilheterias e
demais pontos autorizados. A promessa é que até o início da temporada
de 2013 muita coisa melhore, já que certamente teremos muito mais
torcida presente no estádio com a volta a Libertadores.
Sinto que há uma grande vontade do São Paulo em resolver essas
pendências, bem como aperfeiçoar o programa Sócio Torcedor, pioneiro
entre os clubes de futebol brasileiros, mas que ficou parado no tempo,
permitindo avanço de seus adversários no sistema de gestão. O clube e
seus parceiros terão muito trabalho pela frente mas acredito na
competência do Tricampeão Mundial para resolver essas arestas. A torcida
já provou que jogará junto com o clube em 2013.
Saudações Tricolores!
Por: Daniel Perrone/Globo Esporte
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