Bem vindos ao melhor blog do Tricolor Paulista!

Um Blog feito para todos aqueles que são fanáticos pelo São Paulo Futebol Clube!

Aqui você participa e faz seus comentários, elogios ou criticas, expressando sua opinião sobre o Tricolor mais querido do Brasil!

Entre, participe, siga o blog, mande sua mensagem e faça amigos no Blog Fanatismo Tricolor!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quem será a sucessora da Reebok?

.

Nação do Maior do Mundo;

O patrocínio e fornecimento de material esportivo não é o principal problema do São Paulo (afinal, todo clube que se preze tem alguma marca para o vestir) mas a concorrência das marcas para patrocinar o Tricolor a partir de 2013 parece ser um dos assuntos mais importantes “extra-campo” do momento. Pelo menos na visão do torcedor do Maior do Mundo.

Nestas linhas escreverei o que sei até então sobre o assunto.

Com a iminente saída da Reebok, que patrocina o São Paulo desde 2006, quatro empresas se apresentam como candidatas a sua sucessão a partir do ano que vem: Penalty, Mizuno, Adidas e Olympikus.

Entre estas quatro, apenas as duas primeiras já entregaram propostas oficiais para o clube. Pelo que sei, entre Penalty e Mizuno, a primeira possui a melhor oferta. A Adidas, marca de “desejo” de muitos torcedores (inclusive eu) ainda não chegou a fazer proposta pois espera a desistência da Reebok de forma oficial. Se lá fora Adidas e Reebok são pertencentes a mesma gestão, aqui no Brasil a Reebok é administrada pela Vulcabrás, empresa que também detém a marca Olympikus.

Pelo lado do clube, já ouvi dizer que a “melhor proposta financeira” ganhará. Isso quer dizer, quem pagar mais será o detentor dos direitos de vestir, explorar e vender produtos licenciados do maior clube do Brasil. Tomara que não seja verdade. Como homem de comunicação e marketing penso que além do dinheiro existem outros valores agregados no negócio. Uma boa distribuição, lojas temáticas e recall internacional são itens muito valorizados pelo torcedor. Porém, a escolha da marca ideal para aquele que consome o futebol do clube causará um impacto ainda maior em vendas, e consequentemente royalties.

Em outras palavras, o São Paulo com uma marca forte na lembrança de seu torcedor poderá transformar uma suposta oferta menor em dinheiro por mais venda de camisas. Em termos de concorrência, não acho que os valores de uma Mizuno, Adidas, Penalty ou Olympikus se alterem tanto. Caso uma proposta for absurdamente mais alta que as demais, aí sim, há justificativa para a escolha baseada apenas no aspecto financeiro.

Enfim, são essas quatro marcas que acredito que tenham mais chances de fechar com o São Paulo. 

Minha preferência, caso existam propostas iguais em valores financeiros, é pela Adidas. Mas concordarei caso alguma outra apareça com um valor muito superior as demais, desde que faça um bom trabalho junto ao clube e ouça o torcedor, que será o grande consumidor e propagador de seus produtos.

Saudações Tricolores!

Atualizado 12h00: A Adidas, apesar de ser “objeto de desejo do torcedor do SPFC” só conversaria oficialmente com o clube caso seu contrato com o Palmeiras fosse rescindido. A empresa fechou com o porco em dezembro de 2010 e seu contrato tem quatro anos de duração. Pelo que sei o contrato entre Adidas e Palmeiras não prevê fornecimento a um outro concorrente do mesmo estado.

Por: Daniel Perrone/Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário