Bem vindos ao melhor blog do Tricolor Paulista!

Um Blog feito para todos aqueles que são fanáticos pelo São Paulo Futebol Clube!

Aqui você participa e faz seus comentários, elogios ou criticas, expressando sua opinião sobre o Tricolor mais querido do Brasil!

Entre, participe, siga o blog, mande sua mensagem e faça amigos no Blog Fanatismo Tricolor!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

OPINIÃO: Santos 3×1 São Paulo

.

Nação do Maior do Mundo;

Foi um jogo equilibrado e disputado na Vila Belmiro. Mas o São Paulo conheceu sua primeira derrota no Campeonato Paulista no seu primeiro grande teste, diante de um promissor time do Santos, montado com a aquisição de jogadores interessantes. O clube da Vila, sem Libertadores, é um dos candidatos ao título do estadual.

Mas como um clássico tão equilibrado teve um placar tão desigual? Para mim foi graças ao fator ‘sorte’. Sorte do Santos da arbitragem ter marcado um pênalti existente mas extremamente difícil, e falta de sorte do São Paulo de ter tido um gol legítimo mal anulado. Sem dúvida as duas jogadas determinaram o rumo do jogo.

Gostei do primeiro tempo Tricolor. Ney Franco logo nos primeiros minutos inverteu a formação, tirando Ganso do lado esquerdo e colocando-o no centro de campo. Ganso e Jadson são meias de características distintas. Um é mais cadenciador, o outro mais rápido, e chega mais na área. A equipe foi bem ao longo dos 45 primeiros minutos, igualando o jogo, mas não aproveitou a única oportunidade aguda que teve, com Luis Fabiano perdendo gol que não costuma perder. Quando a partida seguia para a igualdade apareceu o gol santista com Neymar servindo Mirales dentro da grande área. Eles não perderam a chance deles.

Mas o que caracterizou de vez a vantagem dos praianos não foi o gol no fim da primeira etapa, muito menos uma suposta pressão da torcida da casa. Foi sim a marcação equivocada de impedimento em gol legítimo do Fabuloso. A derrota parcial poderia ter sido evitada se não fosse o erro elementar da assistente.

O São Paulo voltou para recuperar a vantagem tirada pela bandeira, mas foi novamente surpreendido pelos próprios erros. Wellington perdeu uma bola que não podia e o contrataque Santista foi mortal. Neymar (sempre ele) entrou na grande área e sofreu pênalti de Paulo Miranda. Na minha opinião, a penalidade máxima aconteceu e mais uma vez o zagueiro-lateral agiu de forma imprudente num lance com o craque santista.

Aí, com a grande desvantagem, Ney Franco não teve outra alternativa senão ir para o ataque. Tirou os dois protagonistas dos erros do segundo gol santista e colocou Cañete e Douglas. Substituição ousada, deixando apenas o amarelado Denílson como volante. Os dois suplentes foram trabalhar no lado direito e melhoraram o jogo tricolor, principalmente Cañete que mostrou merecer mais chances inclusive na vaga que era de Lucas. O argentino é habilidoso.

O time ainda diminuiu com um belo gol de falta de Jadson e teve momentos ofensivos, mas novamente pecou no que mais me preocupa no início do ano, que é bola aérea. Esse é o maior desafio de Ney Franco: Acertar o posicionamento dos zagueiros. Para mim Rafael Tolói deveria ter mais chances ao lado de Lúcio. A zaga anda falhando muito neste começo de ano.

Enfim, a derrota num clássico fora de casa é aceitável, pois voltamos da Bolívia dois dias antes do jogo e mesmo assim o time jogou de igual para igual com o adversário. Perdemos nos detalhes do clássico, inclusive extra-campo, mas também observamos que o time ainda está longe de ter o futebol considerado ideal pelo seu torcedor. Confio no Ney Franco e acho que iremos evoluir ao longo das competições. É só lembrar que a última derrota em clássicos foi contra esse mesmo Santos, que venceu após ser derrotado por nós no próprio primeiro turno do Paulista do ano passado.

Mas é preciso trabalhar. E saber que não merecemos o rótulo de favoritos em nenhum dos desafios do ano.

Saudações Tricolores!

Nota dos principais personagens da partida:

Denis Salvou um gol nos pés de Mirales no primeiro tempo e não teve culpa nos  três tentos. Nota: 6,0
Paulo Miranda Vinha fazendo o seu papel no lado direito defensivo. Mas falhou em um lance capital. Nota; 4,0
Lúcio Para mim o melhor da defesa e um dos melhores em campo. Ganhou todas de Neymar. Nota: 7,5
Rhodolfo Vem falhando seguidamente. Desta vez esteve mal posicionado em dois gols santistas. Nota: 3,5
Cortez Tímido nos avanços. Hoje não mostrou o seu futebol. Nota: 4,5
Wellington Ainda não atingiu o mesmo futebol do ano passado. Falhou no segundo gol. Nota: 4,5
Denílson Jogo regular, com um amarelo e diversos passes errados. melhorou no segundo tempo. Nota: 5,5
Ganso Bom primeiro tempo, organizando o jogo. No segundo tempo caiu de produção. Nota: 5,5
Jadson O melhor do meio para frente. Belo gol, mais um na temporada. Nota: 8,0
Osvaldo Outro que não mostrou um futebol pleno de seu conhecimento. Nota: 5,0
Luis Fabiano Perdeu um gol que não costuma perder, fez um incorretamente invalidado e perdeu algumas boas jogadas na frente. Hoje sentiu a falta de um melhor jogo de Osvaldo. Nota: 5,5
Cañete Entrou muito bem na direita, oferecendo perigo no lado que ainda não nos encontramos. Depois voltou para o meio com a entrada de Aloísio. Nota: 7,5
Douglas Entrou para ser mais ofensivo no lado direito. Nota: 5,5
Aloísio Pouco tempo. Sem nota.
Ney Franco Apesar do resultado negativo, o time montado por ele mostrou um futebol equilibrado ao do adverseario e merecia até uma melhor sorte no placar. Gostaria de ver mais a dupla Jadson/Ganso no Campeonato Paulista e  acho que Tolói e Cañete merecem mais chances nesta equipe titular. Nota: 7,0

Por: Daniel Perrone/Globo Esporte