Bem vindos ao melhor blog do Tricolor Paulista!

Um Blog feito para todos aqueles que são fanáticos pelo São Paulo Futebol Clube!

Aqui você participa e faz seus comentários, elogios ou criticas, expressando sua opinião sobre o Tricolor mais querido do Brasil!

Entre, participe, siga o blog, mande sua mensagem e faça amigos no Blog Fanatismo Tricolor!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

BLOG DO NAVARRO: Título de 87 pode ameaçar (de novo) a liderança política do SPFC. Juvenal precisa ser pragmático

.

Como se sabe, a queda de Ricardo Teixeira mudou radicalmente a geopolítica do futebol brasileiro. O SCCP, grande aliado de Teixeira, perdeu força, e o São Paulo voltou a ter relações com a entidade, passando de excluído (e perseguido) a protagonista.

Juvenal Juvêncio, aparentemente, deixou o passado de lado, para ter uma atuação mais pragmática: se reaproximou de Marco Polo Del Nero, bem como demonstrou apoio a José Maria Marin. Na reunião que o novo presidente da CBF teve com dirigentes dos clubes cariocas e paulistas, Juvenal foi o primeiro a demonstrar apoio à Marin, convencendo os demais dirigentes a não criar a Liga, que enfraqueceria seu novo aliado.

O problema é que alguém saiu perdendo, e esse alguém é Andres Sanches, que não apenas corre o risco de perder sua sinecura de R$ 75 mil mensais, como vê abalada sua expectativa de se tornar presidente da CBF. Isso sem contar que Andrés nunca se deu muito bem com Del Nero, padrinho político de Marin.

O Blog do Perrone já tratou do assunto, ao afirmar que Andres cogita fazer forte oposição a Marin. Sozinho, contudo, dificilmente terá sucesso, pois hoje Marin tem o apoio dos clubes cariocas e dos paulistas (exceto o SCCP).

O perigo é se conseguir o apoio de outros clubes grandes, principalmente o Flamengo.

Foi assim que se deu a queda do Clube dos 13. Patrícia  Amorim era aliada de Fábio Koff e apoiava a licitação dos direitos do Brasileirão.

Contudo, Ricardo Teixeira soube utilizar o imbróglio do título de 87 para forçar atrito entre São Paulo e Flamengo (ambos morderam a isca), que acabou mudando de lado.

Independentemente da atitude pouco inteligente de Patrícia Amorim (que se rendeu à promessa furada de Teixeira, mesmo sabendo que o Judiciário não permitiria o reconhecimento do título), o fato é que isso teve peso decisivo no C13. E quem afirma isso é Ataíde Gil Guerreiro, ex-dirigente do C13 e são-paulino, que disse que Juvenal errou ao insistir na Taça das Bolinhas, comprometendo a união do grupo, liderado pelo tricolor.

Pois bem, agora mais uma vez isso pode acontecer. Hoje, Patrícia Amorim é aliada de Marin, sendo inclusive contra a criacão da Liga. Mas novamente o título de 87 pode mudar esse quadro.

O Painel FC, da Folha SP, informa que a presidente flamenguista sofre pressão dentro do clube para inquirir Marin sobre a questão do título brasileiro de 87. Há inclusive membros da diretoria rubro-negra defendo que o Flamengo se oponha a Marin, caso ele não demonstre publicamente apoio à demanda do clube.

Num primeiro momento, obviamente, Marin pode tentar ‘sair pela tangente’, utilizando a justificativa de que não pode contrariar decisão judicial (o Judiciário determinou que a CBF revogasse a decisão na qual reconhecia o Flamengo como campeão).

Mas caso isso não seja suficiente, Juvenal terá que entrar em ação e buscar uma conciliação, sob pena de mais uma vez perder uma importante posição de liderança política, fortalecendo o rival SCCP.
Para tanto, é preciso ter uma visão estratégica, voltada para a manutenção de fortes aliados, ao invés de  uma postura de segregação, que fortaleça os adversários.

Da mesma forma que Juvenal relevou o passado de Del Nero para se aproximar de Marin, precisa deixar de lado a disputa pela Taça das Bolinhas, para manter o apoio dos clubes ao novo presidente da CBF.

Isso fortaleceria ainda mais a posição do tricolor, e acabaria de vez com qualquer pretensão por parte de Andres Sanches. Seria uma tacada de mestre.

Por outro lado, se assim não fizer, corre-se o risco de tudo ir por água abaixo (mais uma vez), e o tricolor voltar a ser perseguido e prejudicado politicamente.

Por: Blog do Navarro

Um comentário:

  1. AFASTAR UM JOGADOR QUE ESTA NA CONCENTRAÇÃO PRONTO PRO JOGO,SÓ DEVERIA SER COISA DESSE VELHO GAGA,FORA SEU MERDA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir