.
O São Paulo garantiu a classificação na primeira colocação do Campeonato Paulista e é um dos favoritos ao título estadual e da Copa do Brasil. Mas para levantar uma das taças, a equipe terá que enfrentar uma verdadeira maratona e se livrar um trauma recente em torneios mata-mata. A sequência decisiva pode servir também para preparar Luis Fabiano para o Campeonato Brasileiro.
Até o início do Brasileirão, no mês de maio, todos os jogos do São Paulo serão eliminatórios. O primeiro acontece já na próxima quarta-feira cotra o Goiás pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta será na quarta-feira, dia 27.
No fim de semana, o compromisso é válido pelas quartas de final do Paulistão, em jogo único contra a Portuguesa. Se avançar, a equipe disputa a semifinal também em partida única. Apenas a final terá dois jogos.
A última vez que o São Paulo conquistou um título em torneio eliminatório foi o Mundial de Clubes em 2005, quando venceu o Liverpool por 1 a 0 na decisão em Yokohama, no Japão. Desde então, não vem tendo sucesso. O mais longe que chegou no Paulista foi o vice-campeonato de 2006.
Na Copa Libertadores, colecionou eliminações para times brasileiros. Em 2006, o algoz foi o Internacional justamente na final. Em 2007, a queda foi precoce nas oitavas de final diante do Grêmio. No ano seguinte, veio de forma mais doída, quando Washington selou a classificação do Fluminense para as semifinais com um gol já nos acréscimos no Maracanã.
Em 2009, o Cruzeiro também pregou uma peça no São Paulo e garantiu a vaga com o triunfo por 2 a 0 em pleno Morumbi também nas quartas de final. No ano passado, os são-paulinos deram o troco nos mineiros, mas mais uma vez pararam no Internacional, que acabou levando o título.
Além das frustrações passadas, a fórmula do Paulista deste ano causa ainda mais preocupação ao clube do Morumbi. A única vantagem de ser líder é ter o mando de campo no jogo único.
O técnico Paulo César Carpegiani não poupou críticas. “Qualquer equipe é difícil. Não tem vantagem nenhuma ser primeiro ou segundo. Quem fez esse campeonato brincou de boneca até os 30 anos”, disparou após o empate por 1 a 1 com o Oeste, no domingo.
Mas a fase decisiva também têm outro significado especial. Carpegiani confirmou a reestreia de Luis Fabiano na segunda partida contra o time esmeraldino, no Morumbi. O clube preferiu ter cautela com a recuperação da lesão do atleta e ainda agradou ao departamento de marketing, que pretende fazer uma homenagem ao camisa 9.
Sem estar inscrito no Paulista, Luis Fabiano usará o torneio nacional para ganhar ritmo de jogo e entrosamento antes do início do Campeonato Brasileiro, em 22 de maio. A preparação será mais eficaz se o time avançar de fase.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário